Desperdícios Evitados
Estoque, transporte, espera, retrabalho
Conceito :
O primeiro passo do 5S é o SEIRI整理, que, traduzido literalmente para o português, significa ‘arrumar o que está desarrumado’. Contudo, o kanji (ideograma) RI 理tem um significado a mais que é “a lógica/razão das coisas”. Aplicando-o no contexto da arrumação de um local de trabalho, as coisas devem estar num determinado local, porque elas são usadas naquele local. Daí a versão brasileira do 1ºS significar SENSO DE UTILIZAÇÃO.
Aposto que você já reparou, no seu dia a dia, situações semelhantes como a da figura ao lado.
Cabos soltos indicam a presença de cabos que não estão sendo utilizados.
Aplicando o 1ºS neste poste, você consegue imaginar que tipo de benefícios podemos obter?
Na sua opinião, o que falta para que o 1ºS seja aplicado nos postes públicos de energia?
Paralelo Com Uma Indústria
Em uma indústria, há basicamente dois tipos de cabeamento elétrico: o de energização e o de transmissão de sinais. Entre os cabos de energização, eles se subdividem em primária (alimentação que vem das subestações da fábrica para o painel de distribuição ou para as caixas de plug-in) e em secundária (do painel de distribuição ou das caixas de plug-in para cada equipamento que existe no processo).
Um dos benefícios do emprego de leitos específicos para cada tipo de cabeamento é, além da segurança, o de permitir a gestão visual da aplicação e manutenção do 1º S:
- Identificação de cabos não correspondentes ao leito (misturar cabos de sinais com os de energização, por exemplo);
- Facilitação na manobra de desenergização/energização de equipamentos, frente a uma demanda de manutenção ou de obras de novas instalações.
Vale lembrar que, neste exemplo específico, toda e qualquer intervenção nos leitos (mesmo a simples inspeção visual in loco) deve ser realizada após a correta desenergização e bloqueio (lockout), conforme os procedimentos estabelecidos pela empresa.