Conceitos Lean Aplicados
Multifuncionalidade, Nivelamento Diário, Fluxo Contínuo, Jidoka (conceito de qualidade, respeito as pessoas).
Desperdícios Evitados
Necessidade de vários equipamentos (freezer, panelas), gasto maior com energia elétrica, maior estoque de alimentos, mais dinheiro gasto e trabalho em lote.
Conceito
A dona de casa não cozinha o almoço ou jantar para um mês. Por quê? Primeiro, porque para isso teríamos que comer a mesma comida durante o mês inteiro, além de precisarmos esquentá-la várias vezes, gerando desperdícios, perda e gasto excessivo com energia elétrica. Segundo, porque deveríamos possuir uma área grande para armazenamento de insumos, mas a realidade das casas não é essa e necessitamos de várias geladeiras e freezers.
Outro conceito muito utilizado é o fluxo contínuo, fazer as atividades sem interrupção e de forma nivelada. A dona de casa cozinha, em paralelo, o arroz, feijão e a carne; lava a salada (deixando no vinagre ou cloro, para matar as bactérias); faz a sobremesa; etc. Imagine se a dona de casa fizesse primeiro o arroz e só após o mesmo ficar pronto ela iniciasse o feijão, depois a carne e assim por diante. Quanto tempo demoraria para que o almoço ficasse pronto? Por isso ela faz tudo em paralelo.
Paralelo Com Uma Indústria
Nas empresas, normalmente, são produzidos grandes lotes, durante semanas ou até durante o mês numa mesma máquina. Isso gera grandes estoques, necessidade de área para o armazenamento e grande investimento de capital nesse estoque.
Outro ponto é que as pessoas ficam olhando a máquina trabalhar, e numa célula (uma máquina do lado da outra) as peças são produzidas em lotes e as pessoas tem uma grande ociosidade / geram desperdícios, problemas de qualidade (pois quando fazemos em lote e temos um problema, perdemos o lote todo, ao passo que se criarmos fluxo contínuo, temos a identificação do problema na primeira peça defeituosa e conseguimos corrigir sem gerar grandes desperdícios).