5S – 2º S: Senso de Organização

Desperdícios Evitados 

Transporte, movimentação, espera, processo 

Conceito 

O segundo passo do 5S é o SENSO DE ORGANIZAÇÃO, ou SEITON整頓que também tem o significado de ‘arrumar o que está desarrumado’, porém com o sentido de espaço físico. 

Lembrando que todas as coisas têm suas próprias características (tamanho, peso, sensibilidade à umidade, à temperatura, à luz etc) e que cada coisa tem sua maneira de uso (frequência, quantidade, sequência de uso etc)  será com base nessas duas categorias de informações que devemos buscar a organização. A meta é obter o melhor layout que atenda a essas duas categorias, procurando sempre eliminar ou reduzir o desperdício no processo de busca e retirada para o seu uso (tempo de espera, de movimentação, de transporte, de refugo etc).  

Na figura ao lado, o edredom você guardaria em qual compartimento do armário embutido? Já as suas camisas e calças você as guardaria no mesmo local do edredom? Por quê? 

Você guardaria os calçados também neste espaço (armário embutido)? 

Paralelo Com Uma Indústria 

No contexto da indústria, devido à grande variedade e quantidade de coisas sem contar o número de pessoas e processos envolvidos e à complexidade das interações entre materiais, informações e pessoas, com relação ao 2º S, vale a pena salientar esses dois conceitos que contribuem para a assertividade da organização: IDENTIFICAÇÃO e ENDEREÇAMENTO. 

A figura ao lado mostra além da disposição ordeira das coisas, a identificação dos itens (etiqueta com código de barra) e da sua posição (etiqueta numérica em cada caixa plástica), a fim de garantir o rápido e fácil acesso, tanto do lado de quem abastece, quanto do lado de quem utiliza. O 5S aparentemente melhora e favorece o ambiente e a moral das pessoas que trabalham, porém também melhora o trabalho, facilitando a sua execução e garantindo a sua qualidade.  

Outros artigos:

A DK Melhoria Contínua anuncia uma parceria estratégica com o Pecege para lançar uma…

Projeto social